16

SOBRE OS SATURNIIDAE (LEPIDOPTERA: BOMBYCOIDEA) DA GUINÉ-BISSAU

Luis F. Mendes
Instituto de Investigação Científica Tropical, JBT / Zoologia
luis.mendes@iict.pt
A. Bivar de Sousa
Sociedade Portuguesa de Entomologia

Um único Saturniidae, Imbrasia epimethea (Drury, 1772), é conhecido até ao presente na Guiné-Bissau. Os trabalhos em curso mostram que no país ocorrem além dessa espécie, outras 25-30, pertencentes a 14 géneros, na maioria conhecidos já dos países vizinhos (Senegal, Gâmbia e Guiné). Tal demonstra uma baixa diversidade específica em relação à conhecida da Região Afrotropical e mesmo à da África Ocidental, mas uma diversidade genérica alta relativamente ao que se sabe aí ocorrer.

Palavras-Chave: Saturnídeos, faunística, Guiné-Bissau

Nota biográfica
Luis F. Mendes (Lisboa, Junho de 1946) Licenciado em Biologia; Prof. Agregado (em 1987). Docente da FCUL de 1970 a 1994. Investigador Principal (1990) e Investigador Coordenador (1994) no IICT. Taxonomia, zoogeografia, filogenia de Insectos, em especial das Ordens Microcoryphia, Zygentoma e Lepidoptera. Participou em mais de 40 reuniões científicas e publicou mais de 200 trabalhos (descritas 252 famílias, géneros e espécies novas para a Ciência). Integrou várias Missões Zoológicas. Foram-lhe dedicados 1 género e 9 espécies novas.
A. Bivar de Sousa (Lisboa, Setembro de 1938) Licenciado em Biologia pela FCUL (1980). Presidente da Sociedade Portuguesa de Entomologia e seu sócio nº 1. Colaborador do IICT (Zoologia). Taxonomia, zoogeografia  e distribuição de Insectos, em especial das Ordens Orthoptera, Dermaptera e em especial, Lepidoptera. Participou em 18 reuniões científicas e tem cerca de 60 trabalhos publicados. Descreveu 1 género e 35 espécies novas para a Ciência. Foram-lhe dedicadas 7 espécies novas.