17

DADOS PRELIMINARES SOBRE OS INSETOS DO PARQUE NATURAL DAS LAGOAS DE CUFADA (GUINÉ-BISSAU). O ARMADILHAMENTO LUMINOSO.

S. Consciência
Bióloga estagiária da Universidade de Aveiro no IICT
Luis F. Mendes
Instituto de Investigação Científica Tropical, JBT / Zoologia
luis.mendes@iict.pt
A. Bivar de Sousa
Sociedade Portuguesa de Entomologia

Com base no material obtido por armadilhamento luminoso realizados em três meses distintos no Parque Natural das Lagoas de Cufada (10709 exemplares pertencentes a 1034 morfospécies), analisam-se o modo como as populações presentes respondem à luz, temperatura e humidade relativa ao longo da noite, quais os grupos dominantes e quais a diversidade (variedade de espécies presente) e a equatibilidade (padrão de distribuição dos indivíduos pelas espécies existentes) dos insetos na zona central do Parque.

Palavras-chave: Armadilha luminosa, insetos, Guiné-Bissau, Lagoas de Cufada

Nota biográfica
Susana Consciência nasceu em Lisboa, a 6 de Maio de 1980. Licenciou-se em Biologiapela Universidade de Aveiro (2005). Entre 2005 e 2007 desenvolveu dois estágios no Instituto de iNvestigação Científica Tropical – Centro de Zoologia e entre 2008 e 2010 foi bolseira de investigação na mesma instituição, tendo trabalhado essencialmente ao longo destes anos , no levantamento e registode dados dos “insectos” depositados nesse mesmo Instituto. Foi também co-autora em alguns artigos científicos na área da Zoologia.
Luis F. Mendes (Lisboa, Junho de 1946) Licenciado em Biologia; Prof. Agregado (em 1987). Docente da FCUL de 1970 a 1994. Investigador Principal (1990) e Investigador Coordenador (1994) no IICT. Taxonomia, zoogeografia, filogenia de Insectos, em especial das Ordens Microcoryphia, Zygentoma e Lepidoptera. Participou em mais de 40 reuniões científicas e publicou mais de 200 trabalhos (descritas 252 famílias, géneros e espécies novas para a Ciência). Integrou várias Missões Zoológicas. Foram-lhe dedicados 1 género e 9 espécies novas.
A. Bivar de Sousa (Lisboa, Setembro de 1938) Licenciado em Biologia pela FCUL (1980). Presidente da Sociedade Portuguesa de Entomologia e seu sócio nº 1. Colaborador do IICT (Zoologia). Taxonomia, zoogeografia  e distribuição de Insectos, em especial das Ordens Orthoptera, Dermaptera e em especial, Lepidoptera. Participou em 18 reuniões científicas e tem cerca de 60 trabalhos publicados. Descreveu 1 género e 35 espécies novas para a Ciência. Foram-lhe dedicadas 7 espécies novas.