02

DO PROJECTO “CARTOGRAFIA, POLÍTICA E TERRITÓRIOS COLONIAIS. COMISSÃO DE CARTOGRAFIA (1883- 1936)” À  REALIZAÇÃO DAS EXPOSIÇÃO “ILHAS, PORTOS E CDADES. CARTOGRAFIA DE CABO VERDE (SÉCS. XVIII A XX)”e “POPULAÇÕES, RIOS e FRONTEIRAS” (SÉCS.XVIII-XX)

João Carlos Garcia
Centro de Geografia – Faculdade de Letras da Universidade do Porto
garciajcs@hotmail.com
Maria Manuel Ferraz Torrão
Centro de História – Instituto de Investigação Científica Tropical
mmanueltorrao@hotmail.com
Victor
Luís Gaspar Rodrigues
Centro de História – Instituto de Investigação Científica Tropical
rodrigues.v@gmail.com

A cartografia portuguesa posterior ao século XVIII era, à data do início do projecto “Cartografia, Política e Territórios Coloniais. Comissão de Cartografia (1883- 1936)”, uma área pouco conhecida e ainda insuficientemente  estudada e de limitada divulgação, como o confirma a bibliografia internacional produzida sobre esta temática. Nesta, a informação sobre Portugal e os seus antigos territórios ultramarinos era praticamente inexistente em virtude de o trabalho de identificação e descrição dessas fontes cartográficas se encontrar ainda por realizar.
O objectivo central da linha de investigação seguida pela equipa do projecto consistiu em proceder à identificação, descrição e contextualização do legado cartográfico da Comissão de Cartografia sobre os antigos territórios ultramarinos portugueses. Dada a dispersão do espólio, tornou-se imperioso proceder à sua inventariação, digitalização e inserção numa base de dados, de forma a ficarem disponíveis para todos os investigadores e, em particular, para os dos Palop’s. Esse fundo serviria ainda para a elaboração de estudos e outros trabalhos no âmbito da História de África, permitindo assim, um melhor conhecimento das suas realidades geográficas, históricas e antropológicas, de que são exemplo paradigmáticos a concepção e realização da Exposição Ilhas, Portos e Cidades. Cartografia de Cabo Verde (séculos XVIII-XX) e sucederá em breve com a nova Exposição Populações, Rios e Fronteiras. Cartografia da Guiné (séculos XVIII-XX).

Palavras-chave: Comissão de Cartografia, cartografia, divulgação, Cabo Verde, Guiné Bissau

Nota biográfica
Maria Manuel Torrão Investigadora do Centro de História do IICT. Doutorada em História pela Universidade dos Açores, especializou-se em temáticas relacionadas com a história Atlântica, particularmente com história das ilhas de Cabo Verde, tendo defendido uma tese sobre o Tráfico de escravos entre as ilhas de Cabo Verde e a costa da Guiné e a América Espanhola. Membro, desde 1987, da equipa luso-caboverdiana que elaborou os vários volumes da História Geral de Cabo Verde tem, igualmente, integrado diversos projectos interdisciplinares em curso no Departamento de Ciências Humanas do IICT ligados com a história da Comissão de Cartografia e com a evolução dos conhecimentos científicos, nomeadamente a nível da evolução do conhecimento científico nas ilhas de Cabo Verde.